Precisamos ter cuidado em relação à preocupação porque pode se tornar um hábito nocivo. Mas como evitar a preocupação?
Muitos acham que a preocupação é uma forma de demonstrar responsabilidade ou de evitar grandes dificuldades, conflitos ou situações perigosas. Mas se a solução não estiver em nossas mãos, preocupar-se é uma perda de tempo.
Na verdade a preocupação é um mau uso da nossa criatividade onde criamos terríveis situações hipotéticas que na grande maioria das vezes nunca acontece. Muitas vezes a preocupação é uma deformação da realidade e pode ser muito prejudicial à nossa saúde física, emocional e espiritual.
Preocupar-se com o que já aconteceu ou poderia ter acontecido é um grande erro, porque não podemos mudar o passado. Podemos sim aprender a não repetí-lo novamente. Podemos tentar modificar o resultado, se é algo recente ou podemos perdoar e ressignificar.
Segundo o salmista também não deveríamos nos preocupar com o futuro, mas entender que Deus é o Senhor dEle: “O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem” – Salmo 31:51 .
Deus cuida dos que nEle confiam!
O que preocupa você hoje?
- É sua situação financeira?
- Seus estudos?
- Sua saúde ou a de seus filhos?
- O que as pessoas pensam sobre você?
- Um futuro incerto?
A Bíblia diz: “ Não anseie por nada ; antes, em tudo, através da oração e súplica com ação de graças, deixe seus pedidos serem conhecidos por Deus. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus. ” (Filipenses 4.6-7)
Uma vida consistente de oração é a chave para deixarmos diante de Deus o que nos causa ansiedade e preocupação. E há uma promessa de paz para quem aprende a confiar em Deus.
Portanto, tenho outra pergunta para você: como seria sua vida se você não se preocupasse com nada? Não quero dizer que você deve ser descuidado ou imaturo, mas experimentar uma vida em que decide abandonar o controle daquelas coisas que você não pode controlar.
Jesus nos ensina a não nos preocuparmos: “Não se preocupe com o amanhã” – Mt 6:34.
Embora devamos fazer os nossos planos na realidade só temos o dia de hoje, só temos o agora.
Jesus diz muito claramente na Bíblia: “E ele disse aos seus discípulos: É por isso que eu te digo: não se preocupe com sua vida, com o que você vai comer; nem para o seu corpo, o que você vai vestir. […] E quem de vocês, ansioso como é, pode acrescentar uma hora ao curso de sua vida? […] Mas busque o Seu Reino, e estas coisas serão acrescentadas a você ” (Lucas 12,22,25,31).
As preocupações nos atacam por dentro causando um desgaste emocional inútil, por isso devemos pedir a Deus para nos libertar de toda preocupação e aprendermos a priorizar o Reino de Deus.
Minha oração por você hoje é que você possa fazer sua parte (o possível), mas orar e confiar deixando Deus fazer a parte dEle (o impossível)!
Uma vida de autorresponsabilidade é fazer sempre aquilo que é possível e crer que Deus fará o impossível. Shalom.